segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Introdução à comunicação


O termo comunicar tem origem do latim e significa “colocar em comum”, “ser comum”, trazendo a idéia de comunidade, daí podemos entender o processo de comunicação significar a transmissão de algum tipo de informação. Para a maioria dos estudiosos, para existir a comunicação é necessário que haja uma mensagem a ser emitida, transmitida, recebida e percebida. Portanto, o simples fato de emitir uma mensagem não significa a existência da comunicação. Neste contexto, a mensagem da comunicação é a informação emitida, é o sinal, ou seja, o signo.

A comunicação humana vai muito além do mundo das palavras, ela é a troca de significações por signos de forma compreensível, por esta razão podemos entender que a comunicação dos seres humanos compreende a linguagem.

Para o professor João Batista Perles,Faculdade de Selvíria (FAZ)-MS, são três os pilares da comunicação humana: a linguagem, a cultura e a tecnologia. Estes três elementos são fundamentais para entendermos o conceito de comunicação. A linguagem, segundo o professor, a linguagem é o que abriu caminho para a cognição, transformando a maneira do homem enxergar o seu mundo. A cultura e a tecnologia é o que diferencia o olhar sob diferentes aspectos geográficos e temporais.

O estudioso David K. Berlo, entende que a comunicação na verdade é um processo, por estar em constante transformação. “Se aceitarmos o conceito de processo, veremos os acontecimento e as relações como dinâmicas e as relações como dinâmicas, sempre em evolução”.

O estudo sobre comunicação e suas teorias é bem complexo e inúmeros trabalhos abordam o assunto de forma profunda. Por ser um assunto longo, e complexo, hoje ficaremos por aqui. Ao fim, teremos uma apostila mais detalhada.

Material de estudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de ler

Posts indicados