domingo, 15 de janeiro de 2012

O ciberespaço favorece o desenvolvimento da inteligência coletiva


Acredito que o conceito de inteligência coletiva tem muito a ver com a participação coletiva em redes favorecendo o enriquecimento mútuo de seus participantes.
A participação de diversos indivíduos agindo em prol de todos, e todos agindo em prol dos indivíduos pode ser uma ideia quase utópica, mas que chega perto da definição do estudioso. Um exemplo clássico do conceito de inteligência coletiva, citada por Pierre Levy, é a wikipédia.

Para mim, o desenvolvimento atual do ciberespaço ajuda a entender o que dizia Pierry. Pois o ambiente virtual onde todos colaboram para acrescentar informações úteis a todos, favorece uma certa consciência coletiva, cooperada pela individual.

Levy x Durkheim
Assim, como Pierre Levy, Émile Durkheim também apresentou alguns trabalhos nos quais mencionou seu conceito de consciência coletiva. Para Durkheim, as sociedades primitivas eram predominadas pela consciência coletiva, que se sobressaía sobre a individual. A solidariedade entre os indivíduos acaba sendo mecânica.

Já para Levy, a organização é mais complexa e perfeita. A inteligência coletiva é formada pela coletiva e individual simultaneamente e em proporções iguais. Além disso, ela também ocorre de forma espontânea e coletiva.

Inteligência coletiva e o ciberespaço
A multiplicação das ferramentas tecnológicas e o crescente número de usuários, tornam o ciberespaço ideal para a prática e desenvolvimento da inteligência coletiva.


Com a queda do império das comunicações de massa e o fortalecimento das mídias interativas, a sociedade, do ponto de vista da Comunicação, está se reorganizando. Os Hipertextos e a convergência das mídias tornarão o ciberespaço cada vez mais um ambiente de inteligência coletiva, onde os indivíduos trabalharão mutuamente como emissor e receptor das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de ler

Posts indicados