quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Diferença entre charge, caricatura e cartoon

Uma dúvida comum para quem inicia um trabalho de edição é identificar a diferença entre charge, cartoon e caricatura. Se as palavras podem ser sinônimas, na verdade, guardam pequenas diferenças que é importante o profissional da área de comunicação saber, principalmente quando trabalha em um veículo impresso.

Podemos nos complicar ao tentar titular, ou definir uma ilustração como caricatura, charge ou cartoon. Uma falta de conhecimento do assunto pode acabar culminando com um desastre. Por isso, achei interessante uma rápida pincelada sobre o assunto.

Charge
De origem francesa, o termo charge significa fazer carga, exagerar ou atacar violentamente. Sabendo disso, podemos identificar mais facilmente um trabalho de charge.

Por meio de caricaturas, a charge é uma forma de satirizar um acontecimento atual. Vale ressaltar que não basta ser um desenho, ou montagem, engraçado para definirmos um trabalho como charge. É preciso um cunho de crítica, principalmente política, aos acontecimentos cotidianos.

O importante da charge é que não é preciso uma leitura tão inteligente. Basta estar por dentro do que ocorre na atualidade para se divertir com o trabalho.

Pelo cunho político e de críticas, normalmente, em eras de ditadura e censura, as primeiras colunas a serem retiradas dos jornais são as charges.

Cartoon
Há quem acredite que o termo cartoon vem do inglês, mas na verdade este deriva do italiano 'cartone' que significa cartão.

Os cartoons são muito similares às charges, podemos identificar como principal diferença o fato de os cartoons tratarem os assuntos mais corriqueiros.

Podemos identificar um cartoon por que ele não trata de assuntos atuais. Normalmente, são assuntos mais universais e até atemporais.

Realmente é uma diferença muito pequena. Muitas vezes, só o tempo de trabalho e pesquisas em edições mais antigas e de outros jornais poderão nos dar mais certeza se estamos lidando com um cartoon ou uma charge.

Caricatura
Também de origem italiana, significa carregar e é isso que os desenhistas fazem nesta técnica.

Este é o mais simples de se identificar.São desenhos de personalidades, o não, de traços exagerados.

O maior objetivo das caricaturas é ressaltar alguns pontos salientes da pessoas para deixar uma desenho único, mas que podemos facilmente identificar sobre quem se desenha.

Normalmente, a caricatura é o maior destaque do desenho, o que o personagem faz, onde está ou a situação na qual se encontra são detalhes sem tanta importância se comparada ao personagem em si.

Um comentário:

Você também vai gostar de ler

Posts indicados