segunda-feira, 7 de abril de 2014

Estrutura de uma notícia

Já escrevi um post sobre o que é notícia, neste texto vamos identificar os elementos que compõem uma notícia. Poderíamos resumir uma notícia em duas partes principais, o lide (lead) e o corpo. Além destes elementos, o título é uma parte essencial da notícia. Podemos acrescentar, ainda, elementos como fotografia, gráfico, linha, olho e outros recursos que podem ser adicionados ou não. A fórmula “título + lide + corpo” é a básica, mas sempre que possível, cabe ao jornalista e editor complementarem a informação com outros recursos. Afinal, nem sempre uma notícia pode ser bem compreendida apenas com textos, além disso, os recursos adicionais chamam a atenção do leitor e facilitam a leitura da informação.

Lide (lead)
O lide tem a função primordial de captar a atenção do leitor. É a chance que o jornalista tem de mostrar ao leitor que aquela notícia é importante. O lead é o primeiro parágrafo do texto, que deve responder às questões básicas para deixar o leitor bem informado, mesmo se optar por não ler o resto do texto.

Basicamente, o lide deve responder às seis questões básicas: o que, quem, onde, como, por que, quando. No entanto, o jornalismo moderno não se prende a estas questões. Nem sempre todas elas são respondidas no primeiro parágrafo. Dependendo da ocasião, responde-se às mais importantes antes, e as informações secundárias podem ser respondidas no parágrafo seguinte, que pode ser um sublead. 

Além disso, dependendo das informações contidas no título, linha fina ou chapéu, o lide pode dispensar algumas informações. O tempo e a experiência dão ao jornalismo a maturidade para saber trabalhar bem essas informações. Além disso, o trabalho dos editores também contribui para a elaboração de um bom textos. Eles vão perceber que informação está faltando ou se algum dado pode ser dispensado do lide.

Título
O título é outro elemento que, normalmente, é trabalhado pela equipe. Muitas vezes o título dado pelo jornalista é mudado no decorrer da edição do jornal, por inúmeros motivos. Os editores, editores de arte e diagramadores trabalham em conjunto na criação do design da página e isso pode gerar títulos diferentes.

Não é raro, principalmente em reportagens, a diagramação da página ser feita “em torno” do título, por isso, o título e a arte da página acabam sendo desenvolvidos em conjunto. Até a tipologia usada pode variar conforme o título.

Uma dica para criar títulos é usar os verbos no presente do indicativo para que o jornal não pareça velho. Por isso, lemos, por exemplo, “Brasil vence...” – “Polícia prende...” e não “Brasil venceu...” – “Polícia prendeu...” 

Linha fina
A linha fina está cada vez mais presente nos jornais modernos, isso porque a leitura da linha fina agiliza a compreensão da notícia. O leitor de jornais não tem tempo para ler todos os lides do jornal, e a linha fina auxilia o leitor a compreender o contexto da notícia. A linha fina também é chamada de subtítulo em alguns veículos.

A linha fina deve completar a informação do título. Normalmente é escrito sem pontos. Alguns jornais pecam ao usar a linha fina apenas por estéticas e acabam criando textos desinteressantes e que não captam a atenção do leitor. Um desperdício de espaço.

Chapéu
O chapéu no jornalismo é fácil de identificar, pois é uma frase ou expressão que identifica o assunto ou o personagem central. Também auxilia no desenvolvimento da matéria, facilita o entendimento do leitor e deve sempre trabalhar em conjunto com título e linha fina. Por exemplo, um chapéu com a expressão “U$ 50 milhões” facilita o entendimento de um título “Barcelona acerta compra de Ronaldo”. Só de ler título e linha fina, o leitor já sabe as informações mais importantes da notícia. A linha fina ainda poderia conter informações como tempo de contrato para deixar o leitor bem informado mesmo sem tempo para ler o resto na notícia.

Retranca
Esta ferramenta é utilizada no corpo do texto. Conforme a matéria é escrita, o jornalista pode perceber que o texto está muito longo e “quebra-lo” pode ser uma forma de deixa-lo menos pesado. A retranca é uma palavra que identifica o assunto do texto a partir daquela parte. Por exemplo, um texto falando de um problema no pronto-socorro municipal pode ter a retranca “Resposta” para identificar que no parágrafo seguinte há uma resposta dos responsáveis.

A retranca é utilizada em reportagens e textos mais longos para dar uma identidade visual mais agradável.

Olho
O olho em jornalismo é uma expressão que designa uma frase destacada do texto. O olho é colocado no meio do texto com letras maiores para dar ênfase a uma frase da matéria. Por exemplo, se a notícia é sobre a derrota de um time e o treinador declara que “sabíamos que perderíamos antes do jogo começar”, a fala do treinador merece destaque. Os editores abrem um espaço no texto, como um elemento gráfico, e colocam esta frase em uma fonte com tamanho maior.

O olho é outra forma interessante de atrair a atenção do leitor, pois nem sempre é possível destacar no título ou lide uma frase de impacto.

Legenda e texto-legenda
Pode não ser perceptível mas existe uma diferença entre legenda e texto-legenda. A legenda, como sabemos tradicionalmente, é um texto que complementa as informações de uma fotografia. Já o texto-legenda é um pouco maior, normalmente, usa-se um quadro junto à fotografia.

Em um próximo texto quero falar um pouco sobre os elementos gráficos de uma matéria, como fotografia, gráfico e ilustração.  

12 comentários:

  1. Olá amigo, estou fazendo um trabalho e gostaria de fazer uma pergunta: em algumas notícias, há um espaço, dizendo "saiba mais em", ou algo do gênero.... Há um nome específico no jornalismo para isso?
    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo! Sinceramente desconheço algum nome específico para estes hiperlinks. Quando a matérias se desdobra em várias, chamamos de suíte, mas é mais utilizado para o jornalismo impresso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Olá Ronnie.

    Muito bacana os seus aportes, eles ficariam ainda melhores se contassem com as fontes, como no caso deste post :)

    De qualquer forma, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele. Grato pela colaboração. Por se tratar de um texto informal e curto optei por não colocar fontes, como faço nos textos sobre Teoria da Comunicação, por exemplo. No entanto, se quiser mais informações sobre o assunto, recomendo os manuais de redação e estilo da Folha e Estadão, bem como Manual de Jornalismo, Anabela Gradim, disponível na internet, e o indispensável Estrutura da Notícia, de Nilson Lage.

      Excluir
  3. Olá eu ainda estou com dúvida sobre onde o lide fica em uma notícia.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lide fica no primeiro parágrafo, como explicado. Para mais informações obre o lide, leia nosso texto - O lide e seus subtipos - http://comunicacao-midia.blogspot.com.br/2013/10/o-lide-lead-e-seus-tipos.html

      Excluir
  4. Olá o que é matéria no Jornalismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria a produção do material que o jornalista desenvolve, a notícia em si, ou reportagem, com suas características (temos um texto no site sobre O que é Notícia. Atualmente, artigos e colunas também são consideradas matérias.

      Excluir
  5. Quais são as características da linha fina

    ResponderExcluir
  6. Ola, numa matéria jornalista , depois do lide o que vem a seguir

    ResponderExcluir
  7. Num texto jornalístico, o que vem a seguir depos do lide

    ResponderExcluir

Você também vai gostar de ler

Posts indicados